terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Vai fazer as malas? O que levar?


A temporada de cruzeiros marítimos na costa brasileira já começou, uma modalidade de turismo que se consagra cada vez mais entre os turistas de todas as classes socioeconômicas. E se você está estreando nesse tipo de viagem talvez se pergunte o que colocar na mala.
Regina Renda, diretora da Up Travel, destacou algumas dicas simples e bem fáceis de seguir para não ficar numa saia justa durante a viagem.
A primeira delas é muito importante. Nada de exageros! Afinal de contas, a maior parte do tempo você vai mesmo é ficar com pouca roupa e curtir tudo o que o passeio oferece. Outra dica é informar-se sobre a programação da viagem e fazer a mala de acordo com os locais a serem visitados e eventos listados na programação!
Na maioria das vezes os cruzeiros seguem um padrão de programação conforme o número de dias.
Por exemplo, cruzeiros de três noites costumam ter duas noites casuais e uma noite formal, já um cruzeiro de 7 noites precisa de uma guarda-roupa mais variado, tendo 4 noites casuais, duas noites formais e uma noite esporte fino, onde as mulheres capricham no visual, sendo conhecida como a "Noite do Comandante". 
Regina destaca que cruzeiros europeus de 12 noites podem ter 3 noites formais. Já no Brasil, costuma-se classificar simplesmente em "informal" e "formal".
Outra dica especial da diretora é referente ao primeiro dia a bordo. Ela aconselha levar uma pequena bolsa com os documentos necessários para o embarque e uma muda de roupas convenientes para as atividades que você pretende realizar. Assim você não precisa esperar até que sua bagagem chegue até a cabine para desfrutar das atividades no navio.
 É bom lembrar que é necessário levar roupas que sirvam tanto para ambientes internos, quanto externos. Já que o ambiente é descontraído saias informais, calças compridas, camisetas são boas opções. Em alguns ambientes, como restaurante e cassino, por exemplo, a entrada em trajes de banho não é permitida. É essencial que os trajes estejam adequados ao ambiente.
 Nas noites formais recomenda-se o uso de vestidos longos para as mulheres e traje social completo para os homens. "Atualmente, alguns passageiros já se vestem de uma forma mais casual. Os homens com traje social e mulheres com vestidos "longuetes" (comprimento na altura dos joelhos)", explica Regina, "Dependendo do cruzeiro, o uso de roupas mais casuais nas noites de gala não são tão frequentes, por isso o clássico acaba sendo sempre a melhor opção", alerta.
 Observando as dicas fica mais fácil de organizar a sua viagem. Agora é só aguardar a data do embarque e aproveitar ao máximo essa experiência!