quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Uma viagem cinematográfica

Moulin Rouge, Paris. 

Você já pensou em viajar por destinos de seus personagens preferidos? Ou então passar por cenários de filmes, novelas e minisséries que marcaram época e seu imaginário? Pois é, isso é possível, afinal é tão comum quanto roteiro por segmento.
Existem inúmeras agências na Europa especializadas nisso. Organizam roteiros a partir de obras cinematográficas e demais produções artístico-cênicas, cujos cenários motivam milhares de pessoas a se deslocarem de suas cidades de origem a fim de conhecerem os locais onde foram feitas as gravações, em que os personagens vivenciaram as tramas, etc.
            No Brasil, esse tipo de serviço, embora em fase inicial, tem crescido e motivado alguns turistas decidirem o tipo de viagem a ser realizada, e assim, algumas agências tem se dedicado a formatar esse tipo de roteiro.
            Alguns filmes como “Anjos e Demônios”, “O Fabuloso Destino de Amelie Poulain”, “Moulin Rouge” são exemplos da ficção que motivam turistas a conhecerem seus cenários.  O primeiro no vaticano e os outros dois em Paris.
            Segundo Tamara Lush, em matéria publicada no G1, o roteiro “Anjos e Demônios” tenta recriar uma sensação de caça ao tesouro e usa do mapa de Roma publicado no livro de Dan Brow (Autor do livro inspiração do filme).  Segundo ela, a programação começa nas escadarias de pedra da Igreja Santa Maria Del Popolo, de 500 anos de idade.
"Anjos e Demônios", vaticano. 
Em seguida, segundo Lush, o grupo visita a Capela Chigi, projetada por Rafael e adornada por obras do escultor Gian Lorenzo Bernini, no século 17. Entre elas está uma escultura em forma de pirâmide, forma que tem um papel importante no livro. Dali um ônibus levou o grupo ao Vaticano. O guia explicou elementos místicos da ficção - terra, ar, fogo e água, contando também histórias sobre o imperador romano Nero e a execução de São Pedro. Por fim, os pontos na seqüencia foram a igreja Santa Maria della Vittoria, Panteão, Piazza Navona e Castel Sant'Angelo.
O que se vê são monumentos e obras de arte mais impressionantes que qualquer ficção, mas que além de sua importância histórica trazem o lúdico e imaginário junto ao turista-telespectador.
Assim, converse com seu agente da RRTUR, sugira a formatação de roteiros baseados em filmes, novelas e séries de sua preferência e boa viagem!


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário