De 4 a 8 de julho acontece a 10ª edição da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty. Entre as atividades rolam debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas, ditribuídos entre programação principal, Casa da Cultura, FlipZona e Flipinha.
Uma ÓTIMA opção para quem gosta de ler e adoro cultura, sem falar em um passeio de incentivo para as crianças.
PROGRAMAÇÃO:
Oficinas de literatura e música:
Oficina “Livro de Artista”, com Gustavo Peres – Partindo de um texto para a construção de um caderno artesanal, elaborado com técnicas artísticas diversas (colagem, pintura, desenho, escrita etc.), cada um dos participantes trabalhará um fragmento do texto em uma folha de papel à sua maneira. No final, os papeis serão encadernados em sequência, formando um livro de artista. Público-alvo: crianças a partir de seis anos. Na 5af (5/7) e 6af (6/7), às 10h.
Oficina BeBossa Kids – Aproveitando o belíssimo repertório de clássicos infantis do show, a turma convida todos a entoarem juntos algumas dessas canções, trabalhando o ritmo, a percepção com o corpo e a voz. De forma espontânea e criativa, através de improvisações e brincadeiras, vamos buscar a qualidade sonora para os jogos infantis sempre objetivando abrir os caminhos da sensibilidade e priorizando o lúdico para a construção de uma linguagem musical. No sábado (7/7), às 12h.
Oficina de Teatro de rua – introdução à linguagem do Teatro de Rua com a marca da Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades que, nos seus espetáculos com coreografias em pernas-de-pau e música ao vivo, busca recuperar a linguagem gestual dos antigos atores/músicos populares, inscrevendo-se na categoria Circo Dramático. Através de jogos com o corpo, busca-se no desequilíbrio o eixo, no equilíbrio o impulso. Além desses elementos, utilizam-se o teatro, a música e a dança para o jogo das personagens; e o circo para fomentar a descoberta e o redimensionamento da linguagem cênica. No domingo, 8/7, às 11h.
Espetáculos teatrais
“Teatro Lambe-Lambe” – Como uma alusão às antigas máquinas fotográficas que povoaram as praças brasileiras no início do século XX, caracteriza-se como uma caixa cênica em miniatura, independente e itinerante, onde são encenados espetáculos de teatro de bonecos, de curta duração, geralmente assistidos por uma ou duas pessoas em cada sessão.
Quinta-feira (05/7), às 16h e na 6ª feira (6/7), às 11h.
BeBossa Kids – Um repertório rico em ritmos brasileiros como baião, samba, maracatu, e também estruturas como reggae, rock e pop, belas melodias e letras com muito a dizer para essa novíssima geração. O BeBossa Kids apresenta um espetáculo para despertar nas crianças o prazer de ouvir música e também a vontade de aprender a cantar e de fazer música.
Sexta-feira (06/7) e sábado (7/7), às 14h.
A Saga de Jorge - Baseado na versão alagoana da Folia de Reis, conta, em forma de folguedo, semelhante aos reisados, com seus dançadores e cantores multicoloridos, a história de São Jorge contra os dragões da maldade e do caos, reconstituído nesta celebração a figura mítica que se preservou nas mais diferentes culturas.
Sábado (07/7), às 14h.
- Cortejo dos orixás – A Cia. de Mystérios e Novidades encerra a programação, se apresentando na rua, em frente à Casa SESC na Flip e convida o público para um cortejo pela cidade de Paraty.
O cortejo de rua sobre andas (perna-de-pau) apresenta os Orixás, divindades do Candomblé, com suas danças sagradas, cantos e toques vibrantes dos tambores. Representados por atores-dançarinos sobre pernas de pau, o cortejo forma uma grande roda (gira) para apresentar suas danças alegóricas mostrando a força dessas entidades africanas.
Domingo (08/7), às 13h
- Contação de Histórias com o ator e arte-educador Augusto Pessôa, acompanhado de um duo de músicos, dá vida a variadas histórias voltadas para o público infantil em Paraty, com temáticas inspiradas em narrativas literárias de Bartolomeu Campos de Queirós.
Sábado (07/7) e domingo (08/7), às 10h
- Exibição do filme “Pequeno Nicolau”, de De Laurent Tirard,
De quinta-feira (05/7) a sábado (07/7), às 10h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário