terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mochilão na juventude

Mochilão, como o próprio nome já revela, é uma viagem sob uma grande “bagagem”. Bagagem esta que não se limita à quantidade de roupas, ao tamanho da mochila, mas também a multiplicidade de experiências adquiridas pelos viajantes. Trata-se de uma modalidade de turismo praticada, sobretudo pelos jovens, que parece ser uma boa opção para aqueles que possuem tempo, algumas pequenas economias, disposição e vontade de conhecer o mundo.
                As opções são diversas e para todos os gostos. Pode-se fazer um tour pelo Brasil, pela América Latina, pela Europa, etc. Todas elas trazem a oportunidade de conhecer outras culturas, novas pessoas, distintos hábitos e realidades, etc. São aventuras inesquecíveis, sempre carregadas de uma saudosa lembrança das boas recordações.
                No Brasil temos inúmeros roteiros a serem traçados e o mochileiro, como não terá problemas com a língua, pode executá-lo de duas maneiras: a) Pré-estabelecido ou b) conforme as oportunidades. Cada um possui suas vantagens e limitações. De qualquer maneira vale a experiência.
                Pela América latina, a língua, na maioria das vezes, não é um problema. Contudo convém estar atento que para nós, brasileiros, o entendimento do espanhol é comumente mais fácil do que a compreensão do nosso português para nossos vizinhos latinos. Buenos Aires, Bariloche e Patagônia na Argentina, Montevidéu no Uruguai, Machu Piccho e Cusco no Peru, Santiago e Deserto do Atacama no Chile são algumas das opções de destinos. O atual câmbio é outro fator que tem facilitado a viagem dos turistas brasileiros pelos países vizinhos.
                A Europa, por sua vez, trás um conjunto de atrativos e atrações típicas do velho mundo, bem como das inovações vanguardistas de países do primeiro mundo. Opções de lazer, entretenimento, aprendizado e contato com a cultura global são infinitos, haja vista as constantes transformações. Cabe pontuar que diante da atual crise da economia européia, os turistas são bem vindos, contudo nem todos serão calorosos com os imigrantes e serão pouco hospitaleiros, mostrando em alguns casos insatisfação quando o turista “pechinchar” pelos produtos e serviços.   Um grande incentivo ao mochilão na Europa é a facilidade de transporte e locomoção entre as regiões e países. O trem é sempre uma boa opção aos mochileiros.

                Veja algumas dicas para seu passeio na matéria feita pela Folha de SP: 


Imagem: Folha de SP. Clique para ampliá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário